A estruturação de novas formas de alcançar o aluno, visando maior interesse pelo conteúdo transmitido em sala de aula, tem sido motivo de grande preocupação no meio acadêmico.
As mudanças promovidas pela tecnologia, assim como, a própria dinâmica do cotidiano, onde todos tem pressa, onde a competição traz a necessidade de acúmulo de informações e de desenvolvimento de habilidades trouxe a escola um movimento de transformação para acompanhar tais exigências.
O que se observa é que ter o instrumental não é suficiente para promover tal ruptura. é necessário disponibilidade para mudança, pois envolve um processo de aprendizado do novo, ou seja, de novas abordagens de um mesmo conteúdo, com utilização de novas estratégias, novas ferramentas, o que , às vezes, se torna obstáculo para algumas pessoas envolvidas no processo educacional.
O novo tem que envolver o prazer do aprendizado, que muitas vezes se perdeu no tempo pela diversidade de necessidades do mundo atual.
é reconquistar o aluno no sentido de encontrar motivação para aprender, sem que a tecnologia seja colocada á frente do conteúdo, que é essencial para p desenvolvimento de determinadas competências.
A internet e a educação à distância trouxeram novas modalidades de interação que ultrapassam a sala de aula tradicional e que permitem o uso de potencialidades do aluno como por exemplo, a capacidade de gerir seu próprio estudo e assumir compromissos em relação à sua formação. Desta forma, a motivação para aprender continua sendo a maior aliada, pois sua ausência compromete a tentativa de atrair o discente em qualquer situação, com a presença ou não de uma ferramenta tecnológica.
Diante desta realidade é importante destacarmos que qualquer mudança requer envolvimento e constante avaliação para que os resultados para agregar ganhos à nossa clientela. Para que o conhecimento ou a curiosidade em alcançá-lo anda possam ser despertados dentro do ambiente escolar, fugindo do caráter de previsibilidade ainda muito encontrado e que contrasta com o próprio conceito de aprender que se relaciona com a descoberta do novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário